Casa Ecológica
Quer iniciar-se num estilo de vida mais eco-consciente, mas não sabe por onde começar ou se os seus esforços serão mesmo significativos? A mudança pode até parecer avassaladora, com tantas áreas por cobrir, mas aqui o segredo é ir devagar…saber em que terreno se está a pisar e se faz sentido para si.
Pequenos passos em grande número fazem uma enorme diferença; e, como a maioria das coisas, começa em casa.
Além de reciclar e poupar água, o que mais pode fazer para tornar a sua casa um pouco mais ecológica?
Antes de mais existem certos factores a considerar: a posição da sua casa, os materiais utilizados para a sua construção e dos aparelhos eléctricos disponíveis; dito isto, se está a planear rechear a sua casa agora atente para os eletrodomésticos com classe A (etiqueta de eficiência energética); ou se está a pensar comprar ou reorganizar casa consulte a página da Deco.
Usar Menos Energia
Com lâmpadas LED, sempre que possível – estas poupam até 80% nos custos de iluminação e duram anos; utilize iluminação com sensor para reduzir a energia desperdiçada; na cozinha, planeie: cozinhe em combinação para mais do que uma refeição, resista à tentação de abrir a porta do forno para espreitar, e a água estiver a ferver coloque a tampa para evitar o desperdício do calor (possivelmente não precise de um extrator se estiver a cozinhar perto de uma janela aberta).
A lavagem da roupa deve ser feita abaixo de 40º, roupas a secar no estendal. O frigorífico deve ser regularmente limpo e a temperatura entre 3-5ºC. As máquinas de lavar louça devem estar cheias antes da sua utilização e pode abri-la antes de entrar na regulação de secagem (a secagem ao ar poupa energia e, se estiver no Inverno, ajuda a aquecer a casa. Pequenas fendas nas suas janelas são responsáveis por até 20% da perda de calor da casa, considere investir em vidros duplos. Os sotãos e as paredes devem estar bem isolados (podem ser utilizadas ovelhas lã ou papel). Não sobreaqueça a sua casa, pois não deve ser aquecida acima de 19ºC, coloque folhas de alumínio atrás dos radiadores para ajudar a refletir o calor para dentro e certifique-se de que a sua caldeira é inspecionada pelo menos a cada 2 anos.
Veja este vídeo animado da Comissão Europeia; uma forma engraçada de entender que todos podem ser uma parte da solução:
Iluminação Natural
A iluminação natural é usada para aproveitar a luz e calor natural (da luz solar) durante o dia – na primavera e verão ajuda a aquecer o interior das casas e a manter algum calor agradável para a noite.
Reciclagem de Águas Residuais
Os sistemas de tratamento actuais de águas residuais, ou esgoto, podem ser caros (representado nas faturas mensais do fornecimento de água pública) e apresentam alguma quanto à segurança ambiental e saúde pública a longo termo (uso de cloro, ozono, carvão activado, entre outros).
Existem outras alternativas que representam sistemas eco-eficientes, como o apresentado nestes vídeos:
Outras Fontes de Energia:
A energia solar, energia eólica ou biomassa; apesar da evolução contínua das 3 fontes e da disputa relativa à colocação de turbinas eólicas (por questões ambientais), estas são as futuras fontes de energia, uma vez que não podemos depender para sempre de fósseis (já o hidrogénio é tópico para um post mais à frente…).
Consulte os seguintes sites para obter informações mais detalhadas nesta matéria: Portal Energia, EDP, Sunenergy, eCycle.
1 Comentário
Olá Ana,
Obrigada pelas dicas.
Sem dúvida que não é fácil ter uma casa totalmente eco eficiente, mas temos de trabalhar nesse sentido.
Achei muito interessante o projecto das algas.
Bom trabalho.